segunda-feira, 30 de junho de 2014

A Armadura de Deus

A Armadura de Deus

"Portanto, tomai toda a ARMADURA DE DEUS, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis."Efésios 6:13
O livro de Efésios é uma carta escrita por Paulo e tem como destinatário o povo de Éfeso. Paulo, que antes se chamava Saulo, começou por ser um perseguidor dos seguidores de Jesus Cristo. Em Atos 7:57-60 é revelado que Saulo também esteve presente no apedrejamento do apóstolo Estêvão, que mais tarde foi considerado o primeiro mártir do Cristianismo.
Mas quando é que Saulo passou a ser Paulo? Na estrada de Damasco, quando Saulo teve um encontro com o próprio Deus (Atos 9:3), a vida de Saulo tomou um rumo completamente diferente:
1.     Mudança do nome de Saulo para Paulo.
2.     Paulo deixou de ser um perseguidor de cristãos para ser ele próprio perseguido por causa da sua fé!
Em que contexto é que Paulo escreveu "Portanto, tomai toda ARMADURA DE DEUS para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis." (Efésios 6:13) ? Paulo escreveu este verso bíblico inspirado na sua estadia na prisão, rectius, Paulo obteve inspiração nas várias partes da armadura dos soldados romanos que guardavam a prisão para "descrever os atributos de Deus, que o tornavam um Guerreiro Espiritual forte, madura e invencível."

Como é constituído a armadura de Deus? (Efésios 6:14-17) 


(1)Cinto = Simboliza a Verdade. "Respondeu JESUS: Eu sou o caminho, a VERDADE e a Vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim." (João 14:6) É o próprio Jesus que se intitula a VERDADE e acrescenta que é só por meio de Jesus que podemos chegar ao Pai, e não por meio de nenhum outro homem ou mulher.

(2)Couraça(escudo do peito)=Justiça.
"Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos JUSTIÇA de Deus." (II Coríntios 5:21) Os nossos pecados são justificados (perdoados) não por mérito próprio (ex. penitência ou pagar uma promessa ), mas pelos méritos de Jesus, ou seja, através do sangue de Jesus que foi derramado na cruz.

(3) Sandálias = Prontidão do Evangelho da Paz. "E disse-lhe: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a todas as pessoas."(Marcos 16:15) É o próprio Deus que nos convida a sermos participantes desta missão.

(4)Escudo = Fé "Tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa FÉ." (Hebreus 12:2)

(5) Capacete = Salvação
"Não há SALVAÇÃO em nenhum outro, pois, debaixo do céu, não nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos." (Atos 4:12)

(6) Espada = Palavra de Deus
"Aquele que é a PALAVRA tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo no Pai, cheio de graça e de verdade." (João 1:14 ) Jesus é a Palavra de Deus Viva, isto significa que quando lemos a Bíblia (Palavra de Deus) estamos a ouvir a própria voz de Deus a falar connosco! Mas porquê é que precisamos da Armadura de Deus? Porque estamos numa guerra espiritual entre o bem e o mal.
1.     Onde é que começou esta guerra? "Houve então uma guerra nos céus. Miguel e os seus anjos lutaram contra o dragão, e o dragão e os seus anjos revidaram." (Apocalipse 12:7) Como o texto bíblico nos mostra, esta guerra espiritual começou no céu, antes da criação do mundo.
2.     Qual foi o motivo desta guerra? "Como você caiu os céus, ó estrela da manhã, filha da alvorada! Como foi atirado à terra, você, que derrubava as nações! Você dizia no seu coração: Subirei aos céus; erguerei o meu trono acima das estrelas de Deus; eu me assentarei no monte da assembleia, no ponto mais elevado do monte santo. Subirei mais alto que as mais altas nuvens; serei como o Altíssimo." (Isaías 14:12-14) Lúcifer (anjo de luz) queria usurpar o lugar de Deus. Mas, Lúcifer esqueceu-se de algo importante: Lúcifer era uma criatura e Deus era o criador.
3.     Quando Lúcifer perdeu o seu lugar no céu, para onde é que foi? "O grande dragão foi lançado fora. Ele é a antiga serpente chamada Diabo ou Satanás, que engana o mundo todo. Ele e os seus anjos foram lançados à TERRA" (Apocalipse 12:9)
Quando Lúcifer conseguiu fazer com que Adão e Eva desobedecessem a Deus, ou seja, a partir do momento que entrou o pecado no mundo (pecado = transgressão da lei de Deus), a Terra deixou de ser um lugar feliz para ser um lugar de trevas. Porquê? Porque Lúcifer é o Príncipe das Trevas deste mundo e é o culpado de toda a dor, morte e sofrimento. Mas não precisamos de ficar desanimados, porque Jesus deixou-nos estas palavras de conforto: "Eu lhes disse essas coisas para que em Mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo." (João 16:33)

Então como podemos resistir aos dias maus? Unicamente se estivermos vestidos com a ARMADURA DE DEUS. Mas, é de salientar que assim como todos os dias precisamos de trocar as nossas roupas por outras limpas, da mesma maneira precisamos de diariamente renovar a nossa ARMADURA DE DEUS por meio da oração: "Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda a oração e súplica; tendo isso em mente, estejam em atentos e perseverem na oração."
(Efésios 6:18)

Pr. Marcos Freires 






Nenhum comentário:

Postar um comentário